Campanha Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência

Publicado em

A Prefeitura de Piraquê, através da Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com o Conselho Tutelar de Piraquê, realizou na última terça-feira (28), palestras educativas abordando o tema: Gravidez na adolescência, riscos de uma gravidez na adolescência, puberdade e métodos contraceptivos; a palestra foi ministrada pela médica do município, Dra. Andreza Barreira Gama, tendo como público alvo jovens e adolescentes da Escola Estadual São José, que estiveram participando do momento.

A palestra contou com a participação Conselheiro Tutelar, André Luiz Almeida, que abordou sobre os Direitos do Adolescente, explanando conceitos e artigos do ECA (Estatuto da Criança e do adolescente), e ao final foram sanadas dúvidas que surgiram sobre o assunto.

A adolescência é considerada entre 12 e 18 anos de idade segundo o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), é uma etapa repleta de mudanças físicas, comportamentais e sociais. A gestação nesta faixa etária é considerada um problema de saúde pública, já que pode acarretar inúmeros riscos e conseqüências como:

• Evasão escolar;

• Riscos à saúde (ruptura do colo do útero);

• Mortalidade materna;

• Nascimento prematuro;

• Aborto natural;

• Trabalho precoce;

A família tem papel fundamental na prevenção da gravidez na adolescência, é importante que os pais ou responsáveis conversem com os jovens abertamente, sem preconceitos sobre sexualidade e garantindo orientações adequadas.

“Não pule etapas, tudo tem seu tempo” 

Prefeitura Municipal de Piraquê

-Secretária Municipal de Saúde

Ir para o conteúdo